MDF
(Medium Density Fiberboard - painel de fibras de média densidade)
- COMPOSIÇÃO:
fibras de madeira aglutinadas e compactadas com resina sintética por meio de pressão e calor. As fibras são pedaços maiores do que as partículas que compõem o MDP e o aglomerado.
- APARÊNCIA:
ao olhar para as laterais do material sem revestimento, percebe-se que ele é uniforme e liso, constituído de fibras que deixam a superfície com o mesmo aspecto das bordas.
- USO:
"É bastante emprego em peças frontais e fundos de móveis, além de laterias e fundos de gavetas".
- VANTAGENS E DESVANTAGENS:
Dentre as quantidades, destacam-se a facilidade para executar trabalhos em baixo-relevo, entalhes e usinagens (processo que resulta em cortes bem acabados e dá diferentes formas ao móvel).
MDP
(Medium Density Particleboard - painel de partículas de media densidade)
- COMPOSIÇÃO:
as placas são feitas de partículas de madeira. As partículas maiores ficam no meio do painel, e as mais finas são colocadas nas superfícies externas, formando três camadas. São aglutinadas e compactadas com resina sintética por meio de pressão e calor.
- APARÊNCIA:
é possível ver camadas na lateral da chapa. "As partículas finas se acomodam nas faces, e as mais grossas, no miolo".
- USO:
portas, prateleiras, divisórias, tampos retos e laterais de móveis e gavetas.
- VANTAGENS E DESVANTAGENS:
por levar micropartículas na composição, não pode receber usinagens e entalhes profundos.
Dentre as vantagens, ressaltam-se a boa fixação das ferragens específicas, pois o MDP possui partículas grossas no miolo que as sustentam; a menor absorção de umidade se comparando ao MDF (sua densidade é superior a 900 kg/m³, contra 730 kg/m³ do MDF); a boa aderência da tinta na hora de pintar; e o preço mais em conta. Mas é preciso ficar atento: muitos vendedores afirmam que o MDP é exatamente o mesmo material que o aglomerado, o que não é verdade.
"Matéria retirada da Revista - Minha Casa, abril 2011".
Nenhum comentário:
Postar um comentário